quarta-feira, novembro 18

PEYROTADA

" (...) Ficou assente que o resultado financeiro líquido (das deslocações do Sporting a Espanha (para defrontar Barcelona e Real Madrid) reverteria a meu favor, no caso de chegarem a bom porto as negociações com os dois clubes espanhóis.
Como é fácil de calcular, não cabia em mim de contente. Primeiro, porque me era dada a possibilidade de envergar a camisola do Sporting por mais uma época e, em segundo lugar, porque via resolvidas as minhas dificuldades."
"Infelizmente, as coisas correram de maneira contrária ao nosso desejo e, por isso, vamos, então tratar de fazer a sua festa aqui..."
Fui informado pela direcção do Sporting que na verdade, o Sporting iria a Espanha fazer os dois jogos mas com poucas ou nenhumas possibilidades de êxito financeiro. 
(...) Eu já sabia que as deslocações do Sporting lhe trariam um lucro aproximado de 60 a 70 contos...Adivinhem pois como ouvi a comunicação, não é verdade?"
"- Você terá a melhor festa de todos os tempos, homem! Não se preocupe com isso (...)"
"Enfim, abandonei o futebol para nunca mais tomar parte em jogos oficiais. Mas a organização da mnha festa de despedida tem tanto de contar como a Nau Catrineta".
"(Presidente do Sporting) - Então o que o traz por cá?
Respondi: - Venho tratar do que ficou assente e combinado: a minha festa de despedida!
- Lamento muito mas não posso agora tratar disso. Tenho muito que fazer.
Logo no primeiro embate com a direcção do meu clube fiquei com a impressão que dali por diante, as coisas tomariam feição desagradável."
"Agradeci muito a oferta e saí a caminho da Associação de Futebol de Lisboa. Sentia-me tão desorientado com o que se estava a passar que desci a Travessa Larga completamente inconsciente. Tive a sorte de encontrar no corredor o Vice-Presidente do Benfica, Sr.Francisco Retorta. Pedi-lhe alguns minutos em particular, que acedeu gentilmente como sempre.
(Francisco Retorta) - Essa data está, contudo tomada pelo Benfica. Se não for para jogar com o Barcelona será para qualquer outra organização desportiva do clube. Mas se você estiver interessado em fazer a sua festa no dia 5 de outubro e se o Barcelona não vier a Lisboa, estou crente que o Benfica lhe cederá a data que lhe está reservada. Prometo-lhe que o Benfica, além de lhe ceder a data, não realizará em 5 de outubro qualquer festival desportivo.
- Mas senhor Francisco Retorta, lembro-lhe que essa data só me será concedida se o Benfica desistir dela a tempo de eu tratar dos pormenores da minha festa...
- Vá descansado, Peyroteo. Trate de tudo porque o Benfica o ajudará no que necessitar. Você bem merece."
"O contraste que surge no choque da minha amargura pelo caminho que a direcção do meu clube estava a fazer seguir a efetivação da minha festa, e a radiante alegria que de mim se apoderou ao ouvir a promessa do Vice-Presidente do Benfica - DO BENFICA...promessa que era a garantia de poder realizar a minha festa - o choque, o contraste, não me permitem por delicadeza e pelo respeito que me merecem os dois grandes clubes e as suas massas associativas, agradecer ao Benfica, como seria meu desejo. Que o leitor pense o que me apetece dizer..."
"Agradeci ao Sr.Francisco Retorta. Mas que palavras encontrarei para gravar, nestas páginas humildes do meu livro de memórias, o agradecimento que devo ao Benfica representado pelo seu Vice-Presidente (...)"
...

Encontra-se à venda na FNAC.
by Luigi di Roma

8 comentários:

Unknown disse...

Oh snap!!
Outros tempos e outras figuras diga-se.

Unknown disse...

O Presidente já era nesse tempo o BadoCha, Bruno? É que pela descrição do Peyroteo só pode ter sido ele a proceder da maneira canalha como nesta transcrição se constata.

mg disse...

editor69, nem sabes onde te meteste. Eles lá querem saber de história e factos, isso não bate certo com a cartilha que lhes dão a comer e que eles comem diariamente com prazer. Em breve vais ter a pandilha osga à perna por aqui.

Ainda bem que a história não pode ser reescrita ou apagada, e se prova novamente a grandeza e alma do Sport Lisboa e Benfica. Viva o Benfica, sempre e para sempre, camarada.

k disse...

esta e muito bem esgalhada !..
foi descoberta a miseria que vai no zborting a muito .

editor69 disse...

mg...SEM MEDO.
SE já há anos que me ameaçam de morte com mensagens porque me assumo monárquico.
Cá estou e o blogue vai fazer 9 anos. Procura e verás que não há tantos assim com esta idade. ;)
Vila Miséria no seu melhor. Deixá-los em autofagia.
A merda é que vão ganhando ao SLB, senão o trinca-bolotas já tinha ido à sua vida reles.
A ver se este fds muda algo, 3 em 3 seria miserável.

DH disse...

Agora entende-se que se faça a tal homenagem num jogo com o Benfica. Afinal foi o Benfica que lhe deu a mão...

Spiritwalker disse...

Quem escreveu isto foi o Eusébio do Beira Mar ou Eusébio do União de Tomar? Ah já sei foi o eusébio da MLS.

editor69 disse...

Quem escreveu isso foi um tal de Peyroteo, na sua AUTOBIOGRAFIA.
De nada.