sexta-feira, novembro 30

Dá de fuga...


Há precisamente 200 anos,no dia 29 de Novembro de 1807 a corte Portuguesa embarcava para o Brasil fugindo ás tropas napoleónicas comandadas por Junot.
Embarcaram de Belém nada mais nada menos que 15 000 pessoas,entre Familia Real,cortesãos,ministros,famílias burguesas,nobres,criados.
Para além das pessoas seguiram a Academia Real de Guarda Maritima(em peso),a Biblioteca Real,o Jardim Botanico,toda a cartografia portuguesa da época,nove coches e metade da moeda em circulação no país,isto é,cerca de 10 milhões de cruzados.
Isto sem esquecer os cães,gatos,pássaros,mobilias,roupas,jóias,e toda a espécie de objectos pessoais tudo  a bordo dos 23 navios de guerra e 31 navios mercantes num total de 54,os mesmos dias que durou a travessia.

Outras curiosidades:

A monarquia Portuguesa era encabeçada pela Rainha D.Maria I,que aos 73 anos estava viuva,enlouquecera e não reinava.
O principe regente era D.João tinha 40 anos,casado e tinha 8 filhos entre os 14 e 1 anos de idade.
O primeiro barco português a chegar ao Brasil foi um particular a 3 de Janeiro de 1808,quando os seus ocupantes anunciaram que vinham a corte foi a excitação total na Bahia.
A familia real foi chegando aos poucos,á medida que iam chegando os barcos,e só se reuniu completamente a 17 de Fevereiro de 1808.
Partiu para o Rio de Janeiro um mês depois,que passou a ser de facto a Capital do Reino Unido de Portugal,Brasil e Algarves. 

Sem comentários: