domingo, abril 25

25 do 4

Eu sei que foi o pai de um dos gajos mais anti benfiquistas primários que há...
Miguel Sousa Tavares...
mas também sei destinguir as águas...
e a verdade é que foi ele...
Francisco Sousa Tavares que se chegou à frente...
...
o 25 do 4...
não é propriedade nem dos repúblicanos...
nem da esquerda...
a verdade é essa...

“Povo português, vivemos um momento histórico como desde os dias de 1640 não se vive: é a libertação da Pátria!”
Foi um Monárquico Democrata. No dia 25 de Abril de 1974 que o país conheceu-o através de imagens que ficaram célebres: do alto de uma guarita e através de um megafone foi primeiro político a falar à população que no Largo do Carmo, acompanhando as operações militares comandadas por Salgueiro Maia .

viva a liberdade...
viva Portugal!

1 comentário:

Pedro disse...

F.Sousa Tavares era um indivíduo com ideias muito próprias que dificilmente se enquadrava, acriticamente, em qualquer ideário. Como não era homem de se calar, teve problemas com a polícia política de outrora. Dá-se o 25A e mais problemas teve, pois aí continuava a ser carta fora do baralho. É um exemplo notável de independência, de luta por seus ideais e de inteligência. Mas nunca poderá ser exemplo dos abrilinos e das ideias inerentes à época. Só o facto de ser monárquico, entre aquela tropa fandanga, dava direito a uns mimos e a um reputação jeitosos...
Não obstante me distanciar ideologicamente dele - apesar de monárquico, era social-democrata e progressista - foi um espírito independente e efectivamente livre.