sexta-feira, maio 3

BANCADA DE SONHO


 bem vindos ao inferno da Luz.

Confesso, tinha saudades do ambiente vivido nos grandes jogos, no antigo estádio, aquele monstro parecia que ficava mais monstro ainda, o chão tremia, o relvado tremia. No novo estádio, só por uma vez tinha sentido isso, esse tremer de bancada, um curto momento, no célebre golo de Luisão ao Sporting, que quase nos deu o título, mas como disse foi só um breve momento, ontem pela primeira vez, e principalmente na primeira parte, o nosso novo estádio, ganhou as dimensões do seu pai, virou monstro, tremeu nos seus alicerces, empurrou, carregou o nosso Benfica para a frente, foi o 12º jogador, pressionou árbitros, jogadores adversários e adeptos adversários sentiram receio dos que lhes podia acontecer. Quando me vierem dizer que o apoio nos outros países é que é bom, só posso responder, que quando queremos, conseguimos, tomar qualquer estádio da Luz, antigo ou novo, num autêntico inferno, basta queremos e acreditarmos.

A vitória de ontem, foi mais do que uma vitória de um jogo, foi mais um pequeno banho de Benfiquismo nos mais jovens, são noites como as de ontem, que nas crianças, pode influenciar na hora de escolher amar um clube, estou certo que um milhar de crianças, com a imagens dos festejos a serem difundidas dias a fio, escolheram de coração, ser adeptos do Sport Lisboa e Benfica.

Esta equipa quando quer e precisa, joga muito á bola, o “Tiki- Toca” de Luz começou logo no primeiro minuto, passa, repassa, desmarca, acelera, finta, simula, pressiona, sufoca, Matic, Enzo, Salvio e Gaitan, divertiam-se dentro do campo, a opção de não manter os nossos dois extremos presos somente á linha, permitiu equilibrar ganhando, a luta do meio campo, fazer um carrocel de movimentos, que permitiam a subida com espaço dos nossos laterais, libertar Lima para as suas diagonais, e deixar Cardozo como gosta, perto do golo.

Gaitan abriu com mais um golo que só Nico faz, e mesmo quando os Turcos empataram, num lance caído do céu, que acabou com penalty, todo o estádio já tinha a certeza que a continuar como estávamos íamos virar. Cardozo no lance do 2-1 fez recordar Bordéus. E ir para o intervalo com a certeza que bastava um golo na segunda parte para chegar a Amesterdão.

Não quero destacar ninguém no jogo de ontem, porque todos tiveram muito bem, mas o nem sempre amado Cardozo, se já tinha um lugar na história pelos muito mais de 100 golos feitos com a camisola do Benfica vestida, ontem entrou directo para a galeria dos eternos, as imagens dos seus dois golos serão eternas, e se Vata, com 10% dos seus golos , tem um lugar nas recordações encarnadas pelo golo frente ao Marselha, se Rui Águas pelos dois golos na meia final contra o Steaua de Bucareste, tem um lugar na história, Cardozo ganhou o direito de ter uma réplica do seu pé esquerdo no futuro museu do Benfica.

Matic “o Polvo”, meu deus, Enzo “El Louco” deus meu, Gaitan “O Génio Mononeurónio”  adora estes jogos grandes, “Totó” Salvio que deve ser fã do filme "Apanha-me se puderes", pois anda sempre a fugir dos defesas, quase rindo da facilidade com que ele foge deles, Lima “ O Panzer” que leva tudo á frente, mas que tem pés e golos, “El Touro” Maxi, “ O Adolescente” André Almeida, "El Negro" Garay,  "O Capitão Luisão", "O Guardião" Artur e todos os outros que ontem não jogaram, "Os Meninos" Ola Jonh e Andre Gomes, "Lesioneki" Martins, "Speedy" Urreta Viscaya, Jardelão, "Ventoinha" Melga, "O Inacabado" Rodrigo, "O Mago" Aimar.



Seria injusto não falar do Jesus, aquele com quem nem sempre concordamos e entendemos as opções, mas há que reconhecer, mesmo com o seu jeito abrutalhado, e mesmo com a sua forma de lidar com os jogadores, consegue em 4 anos tirar o Benfica do marasmo qualitativo em que se vivia, para épocas de bom futebol e golos, hoje vai-se á Luz pensado que numa noite má, ganhamos por 1-0, mas que numa noite boa, goleamos.

Não ganhamos nada, é certo, mas os deuses do Futebol, não poderiam fazer uma maldade tão grande a estes jogadores e a nós adeptos que os seguimos para todo o lado, e que tanto merecemos.

Segunda Feira, acredito que confirmamos o 33º, é um feeling de já algum tempo, caso ganhasse-mos Sporting e Maritimo, o que veio a acontecer.
Amo-te Benfica,  e continuarei a amar-te depois da Morte…..



PS: Dedicado ao meu amigo João Bajanca, um Homem puro e Benfiquista.

Just V na Bancada de Leste
.

Sem comentários: