terça-feira, junho 2

O "MEU" ROSSIO!















« O primeiro projecto de um monumento no Rossio - em louvor da Constituição - data de 1820, havendo sido lançada a pedra fundamental em 15 de Setembro de 1821; não prosseguiu.

O segundo, que ainda deu um famoso «Galheteiro» - que algum tempo ocupou o lugar - teve a primeira pedra em 8 de Julho de 1852; não andou por diante e foi demolido em 1864.»
...


" [...] Finalmente em 29 de Abril de 1867, a esforços de uma comissão de que fizeram parte o Duque de Palmela, os Marqueses de Sá da Bandeira e de Sousa Holstein, o Conde de Farrobo, os Viscondes de Benagazil e de Menezes, lançou-se a primeira pedra para o monumento que aqui vês, inaugurado três anos depois, a 29 de Abril de 1870, com extraordinária solenidade...


(...)Essas figuras nos ângulos da base do pedestal representam a Justiça, a Prudência, a Moderação, a Fortaleza; quatro figuras em baixo relêvo adornam a parte superior do fuste. O segundo envasamento é ornamentado com os escudos de dezasseis cidades dos país.
E lá em cima, a 18 metros de altura, no bronze «eterno», D. Pedro IV, em general, cobertos ombros pelo «régio manto», cabeça coroada de louros."


Curiosa a foto de 1858...
nem fontes ainda tem...
praça completamente limpa...
entre uma e outra distam quase 100 anos...
80 mais precisamente...
hoje em dia...
de novo a uma diferença temporal semelhante desde a 2ª foto...
é deslocarem-se lá para apreciar uma das mais nobres praças
da capital da república com os seus dolce fare niente...
ou ainda os angariadores de venda de caldo Knorr...
de origem étnica minoritária gitana
!
Um must...!

Material recolhido DAQUI

Sem comentários: