segunda-feira, julho 13

COROAS E TAL! 23

A TIARA PAPAL...
poucos saberão...
mas apesar de ser electiva...
o Vaticano é uma monarquia absolutista...
a ultima na europa...
e como tal...
também tem a sua coroa...
neste caso uma tiara papal conhecida como Triregnum...
latim...para tiara tripla...
supostamente de origem bizantina ou persa...
é o simbolo do papado...
figurando inclusivé na bandeira da Cidade do Vaticano...
a que se vê na foto é conhecida como tiara de Pio IX...de 1877...
a titulo de curiosidade...
além do Papa...
só mais um prelado em todo o mundo...
lhe é permitido ter nas suas armas pessoais (brasão) uma tiara papal...
esse prelado é...

2 comentários:

Filipe d'Avillez disse...

Oi!
Só um pequeno apontamento.

A tiara que o Patriarca tem no seu brasão é uma cópia da Tiara Papal mas não é igual. Salvo erro é prateada em vez de dourada e, salvo erro também, não ostenta as chaves de São Pedro.

O Patriarca deixou de usar essa tiara a pedido de Paulo VI, que também deixou de usar a papal.

Quanto a ser a última monarquia absoluta da Europa... Mónaco, não?

Abraço!
Filipe

Pedro de Oliveira disse...

A Tiara Patriarcal é igual à Tiara Papal. O brasão patriarcal não é o mesmo que o brasão papal porque não se referem ao mesmo. No brasão patriarcal evidentemente que não estão as chaves de Pedro que é símbolo de S. Pedro.

A ideia do "deixou de usar" pode ser enganosa. O Patriarca de Lisboa não DEVE usar tiara caso o Papa tenha a sua abandonada (em suspenso), por respeito hierárquico.

Tanto o Papa como o Patriarca de Lisboa têm o dever de usar a tiara.

O Patriarca de Lisboa tem todas as regalias (distinções) de todos os outros Patriarcas do mundo e tem também uma que era somente atribuída ao Papa: a tiara.

A cadeira gestatória, alem do Papa, tem uma o Patriarca de Paris e o Patriarca de Lisboa. Tal como o Papa, o Patriarca de Veneza tem aqueles (abanos de plumas), e o Patriarca de Lisboa igualmente. Etc...

Portanto... o Papa e o Patriarca de Lisboa são os únicos a terem todas estas distinções, fazendo do Patriarca de Lisboa o segundo mais privilegiado da Igreja. Tudo isto devido às honras que a Igreja foi dando a Portugal pelo inigualável serviço à Igreja, principalmente no ter dado novos mundos ao mundo e ter com eles multiplicado a cristandade.

Já agora lembro que o título dado a Isabel e Fernando de Castela, "os católicos", é um título não apenas para aqueles dois reis mas para toda a sua geração, ou seja, é um título da coroa, não é um título pessoal. O que estranhamente não se sabe é que por toda a Europa Roma foi dando igualmente títulos a muitas outras coroas. A coroa portuguesa tem um título muito "melhor" que o de "os católicos": "OS FIDELÍSSIMOS".

Enfim .... divulguem divulguem e lamentavelmente não veremos o Patriarca com a sua tiara porque não se faz compatível com o peso tão glorioso dos gloriosos feitos passados da nossa pátria.

Salve Maria