segunda-feira, novembro 3

LA "GREGA"!

Sofía Margarita Victoria Federica de Glucksburgo nasceu a 2 de Novembro de 1938, em Atenas. Filha de Pablo I e Federica (que chegaram ao trono grego em 1947), teve uma infância marcada pelo exílio: quando Mussolini invadiu a Grécia, em 1940, a família mudou-se para o Egipto e depois para a África do Sul. Só no final da II Guerra Mundial, voltou à terra natal.
Sofia conheceu "Juanito" em 1954, durante um cruzeiro, organizado pela mãe, que reuniu os jovens da realeza europeia. Mas o romance com Juan Carlos de Borbón só começou em Junho de 1961, quando se reencontraram num casamento, em Londres. Menos de um ano depois, casavam em Atenas, segundo os ritos católico e ortodoxo.
Além de dedicar tempo à família, a rainha aposta nas causas humanitárias, tendo criado em 1977 uma fundação com o seu nome.
"A História falará muito bem do Rei. A mim, espero que reconheçam que tive alguma utilidade", disse a rainha, que fala cinco línguas, adora música clássica e chocolate, tem dez cães e dois papagaios, não come carne e vai disfarçada ao cinema.
A rainha cumpre 70 anos.

Sem comentários: