terça-feira, junho 1

D.PEDRO II DO BRASIL!



Encontrei estas fotos rarissimas que registam a trasladação dos restos mortais de D.Pedro II  e de D.Teresa Cristina de Bourbon Duas-Sicilias...
imperador e imperatriz do Brasil...
que se encontravam sepultados no Panteão dos Bragança em São Vicente de Fora...Lisboa...
por se encontrarem exilados depois da implantação da república em 1889 no Brasil...
creio que aconteceu em 1920...
o estado repúblicano português apesar de tudo concedeu a exumação com
honras de estado acontecendo o mesmo na chegada ao Brasil...
as fotos registam o momento da passagem solene do cortejo em frente à câmara municipal...
...
como sei que tenho muitos leitores do meu blogue no lado de lá do oceano
aqui deixo o registo de uma história que apesar de tudo é comum aos dois países!
Podem saber mais acerca deste senhor...
que apesar de tudo  ainda é considerado um dos maiores brasileiros de sempre...
AQUI!

4 comentários:

ronaldo disse...

Olá,

meu nome é Ronaldo Pelli. Sou do Brasil, trabalho na Revista de História da Biblioteca Nacional, e fiquei muito interessado com essas fotos. Você poderia dizer onde as conseguiu?

abraços

editor69 disse...

Olá amigo Ronaldo.
Se eu não me engano dei com elas por mero acaso buscando na net, mas creio que terá sorte em procurar no Arquivo Fotográfico da Camara Municipal de Lisboa.
Terás que procurar.
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/default.asp?s=12079

Abraço.

editor69 disse...

aqui por exemplo...
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sala/online/ui/SearchBasic.aspx?filter=AF

ronaldo disse...

Oi, editor69,

encontrei um link direto para uma das fotos: http://bit.ly/transladoPedroII

abraços - e obrigado!

ronaldo