segunda-feira, novembro 21

O RESTO É CONVERSA!

"Para lá dos feriados religiosos, só há duas datas nacionais: o Dez de Junho e o Primeiro de Dezembro.
Para mim, é data nacional toda aquela que engrandece Portugal.
O resto são epifenómenos ideológicos."


Marcello Duarte MathiasDiário de Paris, Asa, Lisboa, 2006.

5 comentários:

David Duarte disse...

Amigo benfiquista, a nação/patria é igualmente uma ideologia (como alias o é a monarquia... pensar que a logica hereditaria é a melhor forma de legitimação do poder...). E não apenas é uma ideologia como a proria nacionalidade é uma contingência. Là dizia o Pessoa que temos de nascer em algum lado.

Ora dou muito mais valor à liberdade (que faz de nos "pessoas humanas", dignas) que à contingência da patria. Até porque na liberdade se encontra o que de universal existe no ser humano. Sim, eu sei, isto também é ideologia e para si, pelo que jà percebi, uma das piores : a ideologia do século das Luzes, a ideologia maçonica. Mas como dizia, tudo é ideologia, tudo é voluntarismo humano, tudo é o resultado da necessidade humana de dar sentido à existência.

Sobre os feriados , retirava todos os feriados religiosos à excepção da Pascoa e do Natal (ser um bom governante é ter em conta também o imaginario cultural da sua população e o catolicismo faz parte da cultura e historia de Portugal). Sobre os civis tirava todos aqueles que são fruto de um consenso e não de um acontecimento historico (um feriado é finalmente um ritual secularizado onde se rememora e assim se reproduz um acontecimento relevante para a comunidade). Por outras palavras, por exemplo, retirava o 10 de Junho e o 1 de Maio.

E adicionava um : o do dia da chagada de Eusébio ao Benfica ^^

editor69 disse...

NOS LIBRI SVMVS, REX NOSTER LIBER EST ET MANVS NOSTRAS NOS LIBERAVERVNT

Sinto-me livre...apesar de não o ser.
Liberdade é um conceito um pouco lato e enganoso...não?

:)

editor69 disse...

PS:E não...sorry mas não concordo com a chegada do Eusébio ao BENFICA como feriado...não acho que ele seja TÃO preponderante como querem fazer passar.

Abraço

David Duarte disse...

Fale português (não que eu não compreenda o latim, era mesmo a minha disciplina favorita)! Então que coisa é essa de ser monarca e estar constantemente a dar facadas no saudoso Dom Dinis, um dos primeiros reis europeus a institucionalizar uma "lingua nacional" pela educação?

Sobre o Eusébio, o que mais uma sociedade laica precisa é precisamente de deuses ja que estão ausentes do espaço publico (mas sim, dou muito mais importância a um Coluna por exemplo).

editor69 disse...

David...antes de mais monarca=rei...
como bem deve de saber.
Depois...falo na lingua em que eu bem entender...
não faço questão de dar uma de Edite Estrela (dou erros...e nunca disse que não os dava) mas se me apetecer faço-o não é essa a tão propalada liberdade?
Quanto a D.Dinis não conheci o senhor...
impossivel poder dar lhe facadas.
Concordo com a parte do Coluna.

Abraço