segunda-feira, janeiro 14

BANCADA DE LESTE


Matic contra o mundo
Podia ser um titulo de filme, de acção, daqueles com muitas explosões, e carros partidos, com musica “speedada”, mas não, é o mais curto resumo do Benfica vs Porto de ontem.
Perante a clara superioridade do meio campo do Porto ao longo de quase todo o jogo, mais se acentua, a discussão que já surgia antes do jogo, que sistema deveria apresentar inicialmente o Benfica,  o 4*3*3 ou o habitual  4*1*3*2?
Continuo a defender que jogou com o sistema que devia ter jogado 4*1*3*2, devia era ter pedido aos alas (Gaitan e Salvio) certas aspectos defensivos, que contra equipas menos cotadas não o é necessário. Passava só e simplesmente por ambos no processo defensivo defenderem mais em zonas interiores, convidando a Porto a colocar a bola nos corredores e ai sim, fazer a pressão ao portador da bola e o pressing nesse espaço para a recuperar, jogo colectivo defensivo de Enzo, Gaitan , Salvio e Lima. Não é fácil explicar num texto o que quero dizer, mas basicamente, seria deixar a bola entrar no lateral (Danilo por exemplo), Salvio por  fazia pressão em Danilo, Cardozo Cortava a linha de passe para a bola não ser jogada /rodadanos centrais, Lima fazia pressing no espaço de Fernando, Enzo pressing na zona do médio interior portista mais próximo da bola Matic dava a cobertura a toda esta pressão pressing e, para finalizar Gaitan teria que vir fechar no outro médio interior do Porto, ocupando posição no corredor central. Para isso a equipa teria que não querer atacar tão depressa, após a recuperação da bola, dando tempo aos alas para ganharem a largura para o ataque.
Ao contrário disto os alas ficaram sempre abertos como jogam sempre, deixando 3 Portista para 2 Benfiquista no corredor central, já que nem Lima baixava para defender na zona de Fernando e Vitor Pereira optou por jogar 2 contra 2 na defesa (Cardozo , Lima vs Otamendi e Mangala).
O Jogo começa louco, Mangala de bola parada para abriu o marcador, Matic numa Bomba fez um golo de sonho, Artur a continuar como tinha acabado na Amoreira, uma asneira oferece o 1-2, Gaitan empata isto tudo em 16 minutos. Onde pararia a marcha do resultado?
Infelizmente parou ali, o Porto quis controlar o jogo, e o resultado, o Benfica procurou as transições, tudo somado só já na segunda parte com um Benfica morto fisicamente, e já em 4*3*3 com Carlos Martins e Aimar em campo, Cardozo isolado mandou ao poste num lance que Helton ainda toca na bola….
Resultado melhor para o Porto claro que jogava fora, teve mais bola é certo, mas também não criou nem uma oportunidade. Benfica correu mais porque apostou quase sempre num jogo mais rápido de transições ao contrario do jogo de posse e circulação Portista. Estratégias diferentes.
Uma palavra para Matic, consegui lutar quase sozinho contra o meio campo do Porto, e ainda vestir a capa de Super herói e fazer um golo de levantar um estádio …..Cada vez melhor…..
Seguem colados, seguem lideres



Just V na Bancada de Leste

Fotos Daqui

1 comentário:

POC disse...

Matic é enorme.
Jorge Jesus, bem melhor esta época, acabou, novamente, por perder tacticamente.