sábado, julho 31

NEM MAIS!

De vez em quando…



De vez em quando é preciso voltar ao assunto, nem que seja por descargo de consciência, é preciso frisar, acentuar, gritar, que o que mais incomoda nestas celebrações do centenário da república é a impossibilidade de dissociar as comemorações de um juízo negativo sobre o regime monárquico! Ora isto é que é intolerável para não dizer absurdo! Então não vivemos em monarquia durante oito séculos?! E não foi durante esse longo período que construímos a nossa independência?! E não foi nesse tempo que ‘demos novos mundos ao mundo’?! Mas ainda que (como nação) não tivéssemos emergido da mediania, os nossos antepassados eram estúpidos ou masoquistas e só deixaram de o ser em 1910?!
E os povos dos países monárquicos que connosco coabitam na união europeia serão estúpidos ou masoquistas?!


Haja um pouco de bom senso e acabem lá com as iniciativas que diáriamente fazem a propaganda de um regime que nem sequer foi referendado! Sim, para ao menos sabermos qual o grau de felicidade que a república trouxe aos portugueses! Mas não, isso tornou-se impossível desde o início, e assim continuamos, com a actual constituição a dar-se ao luxo de proibir a mudança de regime! Come e cala transformou-se num hábito nacional, aceitamos tudo sem pestanejar, não admira que a república, sabendo da nossa fraqueza, nunca tenha consentido que nos pronunciássemos, por exemplo, sobre a adesão à união europeia!


Desculpem, mas isto tem que ser dito e redito para não embrutecermos de vez. Até por uma questão de higiene mental. O resto, se a república tem mais vantagens que a monarquia, se os portugueses se sentem mais confortáveis com um presidente ou com um rei, se os cem anos de república apresentam um balanço positivo ou negativo, isso é outra discussão, saudável por certo, necessária, especialmente se conseguirmos evitar anacronismos infantis e inúteis.
E no fim da discussão… talvez fosse lógico perguntar aos portugueses o que é que eles pensam do regime.


Saudações monárquicas

Tirado DAQUI

Sem comentários: