quinta-feira, janeiro 22

AZULEJOS!

Passou na Sic uma reportagem especial
que me cortou o coração...
quem me conhece sabe o quanto eu prezo
e dou valo ao património histórico e cultural do nosso país...
ou não fosse eu monárquico...
convenhamos...que a malta liga mais a estas
coisas afectivas da nossa história...
Lisboa já se sabia...está a saque...
por parte dos repteis que nos governam...
mas a tal reportagem veio mostrar também
que há um outro tipo de saque...
o roubo fácil e descarado de painéis inteiros de azulejos
antigos...séculos XVI...XVII...XVIII...
de igrejas...de palacetes abandonados...de casas...ruas...
é fartar vilanagem...
e mais gritante...eu também já vi...
tanto na feira da ladra...assim como na feira de antiguidades
que se efectua debaixo das arcadas do Terreiro do Paço
a serem vendidos á descarada...sem que ninguém fiscalize...
uma das imagens de marca da cidade é sem sombra de duvida o azulejo...
aparentemente nada se faz...
o que já é normal...
a ladroagem sente-se em casa...
tudo é permitido...tudo é possivel...
eu...
defendo que para esses crimes de lesa-cultura nacional...
os criminosos apanhados teriam MESMO de levar com sentenças duras...
daquelas exemplares...
mas isso sou só eu...
que devo de ser fássista!
Chegará o dia em que o anúncio da Absolut deixará de fazer sentido...
infelizmente!

1 comentário:

Sou de um Clube Lutador disse...

É a rebaldaria. E pergunta-se de onde são? Respondem "são desses palácios que há para aí". !!!! O pessoal que vende na Ladra talvez não tenha a noção do mal que estão a fazer, para eles deve ser menos um azulejo de um edifício entre tantos que existem. Mas existem pessoas entendidas que roubam painéis inteiros ou por encomendas ou para meter na net à venda...e ninguém quer saber disso?