terça-feira, janeiro 4

ABSTENÇÃO!

13 comentários:

C disse...

Não concordo! A abstenção evidencia falta de interesse. Os portugueses devem demonstrar o seu desagrado, independentemente de votarem em algum candidato ou utilizarem o direito que lhes assiste e votarem em branco ou anularem o voto. Mas, é nas urnas que o devem fazer!

editor69 disse...

Tens todo o direito em não concordar.
A abstenção é o MAIOR medo do poder instituido pois o povo mostra objectivamente que está de costas voltadas com o regime...a meu ver.
O voto em branco serve somente para dizer "ah e tal não gosto de nenhum de vocês...daí o meu voto em ninguém"...e continuam caminhando alegremente e assobiando como se não fosse nada.
A abstenção é um pouco como uma SAD do futebol começara a arrencar os cabelos porque os adeptos NÃO vão ao estádio...tipo em Aveiro no Beira Mar.

C disse...

Continuo a não concordar, e tu tens todo o direito de continuar a discordar. lol
Como disse, julgo que a abstenção revela desinteresse e não um “voltar de costas” ao poder instituído como afirmas. Quando as pessoas se abstêm, na minha opinião, estão a demonstrar indiferença pelo que se passa, não se dando ao trabalho de sair de casa para colocar o seu voto seja ele qual for. Por esse motivo, considero que um voto em branco ou nulo é muito mais prejudicial e mais temido pelos políticos que a abstenção porque votando branco ou nulo “levantaste o traseiro” e foste dizer que não gostas de nenhum deles mas, foste lá! E aí, os políticos pensam “Não votaram em ninguém mas compareceram. Saíram de casa para demonstrar o seu desagrado.”
Por isso considero muito importante a ida às urnas.

editor69 disse...

Poderá ser...
eu nas presidenciais sempre me abstive por uma questão de coerencia...hoje ainda mais...além do mais o voto nulo...apesar de ser uma forma de protesto...não dá em nada...não tem expressão...
e os votos em branco podem ser entendidos de várias maneiras...erro...dúvida...engano...esquecimento etc etc etc...pode até passar uma mensagem dúbia...correcto?
Já se uma abstenção for...imaginemos maior que os votantes...ou maciça...já transmite alguma coisa...não?
Democraticamente não dá direito a nada mas a mensagem é forte...apesar de tb poder ser entendida de muitas formas...como ex:o çeportem ter o estádio vazio será porque as pessoas não gostam das cadeiras?...
Não...é porque não concordam com o futebol praticado pela equipa....e não vão lá...e eles sabem-no!
eu quero mesmo é que essa gente que se está mesmo a cagar para Portugal enquanto nação antiga mas também moderna e soberana se fecundem...!

Duarte disse...

Sempre podes escrever "VIVA O REI"! Se muitos fizessem isso poderia ter expressão e se calhar era notícia... Eheheheheh... :)

editor69 disse...

Pois podia...apesar de achar que NUNCA teria alguma expressão...muita gente o faz frequentemente e só se sabe de amigo para amigo.
Houve em tempos um palhaço que numa assembleia de voto no Barreiro não me deixou entrar porque ELE DECIDIU que a minha t-shirt com as armas reais eram propaganda eleitoral e no dia do voto já não se pode.
Comuna dictatorial...outros tempos...digo eu!

Duarte disse...

Tens razão! Abraço

DeVante disse...

Estou com o C...

O direito ao voto foi uma conquista e deve ser honrada...Não ir às urnas e marimbar-se nesse direito que custou muito à civilização...é a mais pura demonstração da indiferença e só pode ser entendido como pura alienação desse próprio direito, mas como monárquico que é, precebo o ponto de vista do editor...

C disse...

"... e os votos em branco podem ser entendidos de várias maneiras...erro...dúvida...engano...esquecimento etc etc etc...pode até passar uma mensagem dúbia...correcto?"

Não acho. Já estive numa mesa de voto e havia votos em branco e ninguém pensou que as pessoas se tivessem esquecido de votar. Pela experiência que tive, são vistos como uma forma de mostrar indignação.
Quando há erro/engano dos eleitores os boletins estão rasurados ou têm mais de um "X" e aí, os votos são dados como nulos.

Seguindo os teus exemplos futebolisticos anteriores: nas últimas eleições do Benfica os votos em branco tiveram maior percentagem do que o candidato Bruno Carvalho. Lembro-me de o pessoal comentar que até os votos em branco ficaram à frente dele e não foram vistos como esquecimento de "fazer a cruzinha".

editor69 disse...

Como em todas as moedas...há sempre duas faces...
entendo tudo...
eu irei abster-me...
e creio que mais umas dezenas...de milhar de portugueses.

Abraço.


PS:Quanto mais vejo a campanha...duvidas houvesse...

C disse...

Também entendo e respeito a tua posição e não quero estar aqui a "armar-me ao pingarelho". ;)
E numa coisa estamos de acordo: quanto mais se vê desta campanha mais tenho a certeza que não vou votar em nenhum dos candidatos. Mas vou às urnas. lol

p.s- só um esclarecimento (DeVante) sou uma "a" e não "o". :)

DeVante disse...

Tens razão no teu PS editor...

Mas de uma coisa não nos podemos fugir ainda, os políticos é que governam e fazem-no da forma que todos sabemos...

Ainda assim prefiro escolher, até para ter autoridade moral de criticar...

editor69 disse...

Meus amigos/as...o povo é sereno...votem quem acha que vota...e quem não tb tem todo o direito...
prefiro esperar pelas próximas legislativas...até porque os portugueses são genéticamente monárquicos e irão manter para uma segunda eleição o Silva de Boliqueime...teem no feito sistemáticamente com todos os outros porque não continuar?
E melhor seria até se ele se ficasse por lá até morrer...assim como assim...sempre se gastava menos dinheiro.

PEACE.

PS:Estou a acumular NÃO votos para depois votar várias vezes para o governo...eheheheh!