sexta-feira, janeiro 11

BANCADA DE LESTE- ANTEVISÃO

Favorito não há, mas jogando o Benfica em casa teremos que dizer que seja 51% para 49% com vantagem para os encarnados da Luz!

Dois sistemas diferentes, que por serem diferentes não encaixam um no outro, duas dinâmicas diferentes quer ofensiva quer defensivamente falando que poderão se anular uma à outra. Benfica vs. Porto que pela crescente rivalidade das últimas três décadas e pelo cada vez maior eclipse do Sporting é pelos dias de hoje com certeza o clássico dos clássicos Portugueses

O Benfica chega a este jogo, como um pequeno rolo compressor, com uma dinâmica colectiva que não é sufocante, mas que lhe permite ter controlo quase total dos jogos, e que lhe tem permitido até começar a perder para depois resolver com resultados mais ou menos confortáveis, é portanto uma equipa que respira confiança. No seu 4+1+3+2 onde Matic e Enzo Perez incutem dinâmicas diferentes das do passado, Matic sai mais para jogo, e procura passes mais verticais que Javi Garcia. Enzo é um ala, que como médio centro dá a bola como a gosta de receber na linha, no pé sempre redonda, para além de com a sua velocidade conseguir acelerar o jogo por dentro, criando desequilíbrios no corredor central. Mas é também na dinâmica e na forma como respiram os dois avançados que o Benfica tem assentado e muito o seu jogo, Lima é por estes dias um jogador fundamental, na forma como joga nas costas dos médios adversários, na forma como faz as diagonais nas costas dos centrais e laterais, na forma como segura a bola dando tempo para a equipa subir e começar a construir, na forma como aparece a finalizar. Cardozo é Cardozo, e faz o que sabe, ganhou em Lima o companheiro ideal para fazer o trabalho que Saviola fazia, com mais classe é certo, mas com menos fulgor físico e também menos golos. Aos extremos encarnados terá que ser pedido mais ajuda interior no processo defensivo para evitar a superioridade nesse corredor porque tendo 3 no meio campo, leva vantagem o porto, poderá também ser pedido a Lima que marque à zona Fernando, tentando assim não perder a largura ofensiva na altura da perda da bola.

Não havendo surpresas Artur, Maxi, Luisao, Garay, Melgarejo, Matic, Enzo Perez, Gaitan, Salvio, Lima e Cardozo deverão começar o jogo, não havendo Aimar e pelos dias de hoje a equipa de fato de gala e chapéu de coco de Jorge Jesus.

Que Porto na luz? Porto cínico e expectante? Porto controlador? Porto Dominador?

Em termos de sistema, 4+3+3 sem duvidas, é como a equipa se sente confortável, e é dentro dele que as dinâmicas estão instaladas! Perde o Porto por não ter James, é dos poucos senão o único portista que consegue de um pequeno espaço fazer um parque de diversões, meter-se numa caixa e dela sair com a bola. James faz agora de Hulk.
De resto Moutinho e Lucho têm a batuta, quase não falam mas pensam em simultâneo, Lucho penetra mais, procura mais movimentos de ruptura, Moutinho vem buscar mais a bola, Fernando a ancora posicional que equilibra toda a equipa....nada de novo na dinâmica do Porto. Laterais ofensivos Alex Sandro e Danilo. Defour é o maior candidato a substituis James, pensa como médio não como avançado extremo desequilibrador, não é tão forte nas transições, é mais disciplinado tacticamente e pode ser importante na luta do meio campo. Não me surpreenderia ver por ali também Danilo, é uma posição que conhece e domina, seria um importante tampão as subidas de Melgarejo, mas colocar-se-ia a questão de quem jogaria na lateral direita, talvez fosse mexer em demasia num jogo tao importante. Varela na esquerda e o Colombiano goleador, Jackson Martinez na frente numa luta de titãs com os centrais encarnados.

Não havendo surpresas, Helton, Danilo, Otamendi, Maicon, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Lucho, Varela, Defour e Jackson Martinez


Não decide nada, mas que pode fazer estragos na moral das tropas pode, dai ser um jogo que pode marcar o campeonato, é que perseguir não é o mesmo que fugir.

Just V na Bancada de Leste
.

Sem comentários: