segunda-feira, maio 16

VOX POPULI!

"A Monarquia tem esta virtude: permite-nos ser militantes ou apoiantes de qualquer partido político. Uma coisa não invalida a outra. Há Monárquicos da Esquerda à Direita. Se há regime que permitiu a fomentação de um olhar universal da Democracia, esse regime foi a Monarquia. Se há regime que não impede o referendo a si próprio, esse regime é a Monarquia.

Uma nota curiosa: em Itália em 1946, foi a Monarquia que organizou o Referendo e há quem diga que ficaram votos por contar, porque a Monarquia estava a galopar para uma vitória. Curiosamente, é a República Italiana no seu último artigo Constitucional – que impede um referendo sobre a titularidade do regime. Qual é o regime mais democrático, qual é? É como em Portugal, artigo 288b da Constituição, é “inalterável a forma republicana de governo”. E por que não pode antes ser inalterável a “forma democrática de governo”? Quando segundo algumas sondagens cerca de 30% dos Portugueses aceitariam uma Monarquia…

Haverá Portugueses de primeira e segunda categoria? Ou não seremos todos iguais?"
A ler o resto AQUI

2 comentários:

Une Passante disse...

por mim, Monarquia já! E ao ver a diferença entre o aspecto e palavreado dos presidentes que sucessivamente tem passado por Belém e a as palavras sábias e a elegância dos Duques de Bragança mais tristeza me dá por vivermos nesta república infame, nascida do terrorismo e assassinato a sangue frio...

editor69 disse...

Pois...mas o que se vê...é a tratarem mal o homem e faze lo passar por tontinho.
Os cavacos e sampaios desta vida é que servem.
Deixar andar.

Abraço